Produção Gráfica: Margens de Impressão

#0023

DATA

27.08.2020

CATEGORIA

PRODUÇÃO GRÁFICA

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

Enquanto profissionais da área, este é um dos assuntos com que mais nos debatemos sempre que somos procurados exclusivamente para serviços de Produção Gráfica. Quando falamos em margens como o Bleed ou Sangria, margem de segurança e corte, falamos de termos muito importantes no Design, no entanto nem todos os profissionais sabem o seu significado e para que servem.

As margens permitem-nos delinear os limites do ficheiro que se pretende imprimir, tendo em conta que toda a informação é salvaguardada, daí a sua tão enorme importância. Se as margens não forem devidamente identificadas, a pessoa responsável pela impressão não vai conseguir certificar-se de que o resultado final é o pretendido. Se não colocar margens nos ficheiros prontos para imprimir, das duas uma, ou tem sorte ou o documento é cortado de forma errada, podendo perder informação essencial.

CRIAÇÃO

TEAM DETA

Produção Gráfica: Margens de impressão 1

Com este artigo, pretendemos desmistificar toda a informação que pode não saber sobre as margens que deve aplicar no ficheiro, antes da impressão. Existem essencialmente três tipos de margens que deve ter em consideração sempre que criar um ficheiro para impressão.

Produção Gráfica: Margens de impressão 2

PARTILHAR NOTÍCIA

TIPOS DE MARGENS DE IMPRESSÃO:

Bleed ou Sangria

 

 É a margem até onde pode ir o design, para que o documento final não tenha margens brancas, nem perca informação necessária. Sempre que falamos desta linha, temos de considerar que a sua margem deve ter cerca de 3mm. A Sangria é uma espécie de ampliação ou continuação do design e o facto de ter esta margem de 3mm extra evita que o documento impresso fique com uma margem banca ao seu redor, por que o design ultrapassa a margem por onde será cortado. Maioritariamente todos os softwares de design permitem aplicar de forma automática esta margem.

 

Margem de Segurança

 

A margem de segurança serve para salvaguardar que todo o conteúdo importante, como textos, títulos, logotipos é identificado e por isso não será cortado. É uma margem de 5mm que se dá para dentro do ficheiro.

 

Margem de Corte

 

Esta margem serve para definir a linha que indica onde será cortado o documento. Ao escolhermos uma determinada dimensão para os nossos ficheiros, esta linha diz-nos que o documento será cortado exatamente nessa dimensão.

Não esquecer que, ao enviar o ficheiro para impressão, devemos colocar sempre as miras de corte (crop marks).

Depois desta explicação, preparar um ficheiro para impressão pode parecer uma tarefa difícil, e principalmente se não estivermos habituados ou familiarizados com os processos de impressão. No departamento de Produção da Deta, dispomos do serviço de pré-impressão, que controla todos os ficheiros antes da impressão, e não avançamos sem que tudo esteja em conformidade com as boas práticas acima descritas. Os nossos técnicos especializados ajudam o Cliente a resolver as anomalias nos ficheiros e garantem que tudo fica como pretendido.

PARTILHAR NOTÍCIA