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DATA
18.06.2020
CATEGORIA
Comunicação Online
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
O Marketing de Conteúdo insere-se numa das estratégias de Marketing Digital mais praticadas atualmente, o Inbound Marketing. Ao contrário de outras estratégias de marketing digital, o Inbound Marketing caracteriza-se por ser uma estratégia que tem por objetivo atrair um público com conteúdos do seu interesse, isto é, conteúdos que as pessoas querem efetivamente receber, possibilitando assim a geração de tráfego orgânico. Paralelamente, as marcas ganham a confiança deste público, transformando-os em seguidores fiéis.
Um fator muito importante no Marketing de Conteúdo, é a definição da persona do negócio. Definir a persona da sua marca, vai ajudá-lo a perceber para que tipo de público é que está a criar os conteúdos, quais são os seus interesses, as suas dúvidas, os seus receios. Para saber mais sobre a persona da sua marca, leia o nosso artigo “Persona: O que é e como definir uma para o seu negócio”.
Existem inúmeras formas de criar conteúdos relevantes e interessantes, no entanto, deve ter em consideração que estes conteúdos devem: ir ao encontro do que o seu público procura, esclarecer e responder a eventuais dúvidas, e mais importante ainda, deve ser uma mais valia para quem o lê! Regra geral: procure sempre gerar valor para a sua marca, através da produção de conteúdos bons e interessantes e não tente “auto vender-se”, porque isso pode fazer com que os seus seguidores fiquem com uma imagem negativa da sua marca.
– Blog
– Redes Sociais
– Email Marketing
– Landing Pages
– E-books
– Vídeo Marketing
– Infográficos
– Webinars e Podcasts
– Materiais e ferramentas gratuitas (templates, kits…)
Partindo de quatro canais essenciais, isto é, o blog, as redes sociais, o email marketing e landing pages, a sua empresa pode fornecer aos seus seguidores os mais variados conteúdos!
MAS AFINAL QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO PARA UMA MARCA?
1. Ajuda na classificação do seu website nos motores de busca
Está familiarizado com o termo SEO (Otimização dos Motores de Buscar)? Então certamente percebe a importância de criar conteúdos. Produzir conteúdos bons e relevantes é meio caminho andado para conseguir uma boa posição nos motores de busca.
2. Aumenta as visitas ao Website e Redes Sociais
A implementação de uma estratégia de conteúdos integrada, permite aumentar o tráfego orgânico para o Website e Redes Sociais. Publicar artigos no blog com regularidade, partilhar conteúdos nas redes sociais, com recurso a links, permitem aumentar a visibilidade da sua marca através destes canais. Paralelamente, existem outras estratégias que podem ser implementadas para este efeito, como por exemplo o Email Marketing.
3. Aumenta a geração de leads qualificados, de forma orgânica
Marketing de conteúdo é uma técnica que permite à sua marca gerar leads orgânicos. A utilização desta estratégia vai permitir à sua marca ganhar a confiança do seu público. Estas pessoas, vão seguir a sua comunicação, passando a ser seguidores da sua marca. E, ao direcionar os seus conteúdos para estes seguidores, aumenta a probabilidade destes se tornarem consumidores.
Não se esqueça que é importante que o seu blog tenha uma caixa de subscrição, pois permite-lhe captar contactos qualificados e isso pode ajudar na estruturação de uma base de dados própria e também a implementar estratégias de Email Marketing.
4. Notoriedade da marca
A produção de conteúdos, permite à marca criar uma ligação com os seus potenciais clientes e aumentar a sua notoriedade no mercado onde se insere. A criação de conteúdos relevantes, para além de aumentar a interação dos seus seguidores por exemplo nas redes sociais, através dos comentários e partilhas, vai fazer com que a sua marca se torne uma marca notável no mercado.
5. Educar o mercado
Gerar conteúdos de qualidade é uma forma de educar o mercado em aspetos relacionados com a sua área de atividade, a sua marca e os produtos ou serviços que comercializa.
6. Vender mais
O Marketing de Conteúdo, permite-lhe vender os seus produtos e serviços, sem passar uma mensagem direta de que quer efetivamente vender. Procure não criar conteúdos que auto promovam a sua marca, mas sim conteúdos que expliquem a utilização de um determinado produto, as suas vantagens, despertando o interesse de quem o segue.