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DATA
21.05.2020
CATEGORIA
CRIATIVIDADE
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
Se possui um negócio, certamente sabe que o logótipo é o reflexo da sua marca, e toda a comunicação e o conjunto de elementos que a acompanham, devem adotar uma linguagem coerente, permitindo desta forma à marca ganhar força e ser reconhecida na mente dos consumidores.
A identidade visual é um conjunto de vários elementos gráficos e visuais que permitem identificar uma marca, juntos tornam a marca forte e coesa e comunicam ao público o seu conceito, valores e posicionamento no mercado.
A base de uma identidade visual é o logótipo, mas é todo o seu conjunto de elementos que fazem com que a marca se torne identificável pelo seu público – desde a tipografia, a paleta de cores e os materiais de divulgação que o acompanham (estacionário: folha de carta, cartões de visita, envelopes, merchandising, materiais de divulgação, etc…).
Como em qualquer projeto de design gráfico, para a criação de uma identidade visual de sucesso é necessário um processo criativo no seu desenvolvimento. Assim, apresentamos-lhe o processo que utilizamos na Deta, baseado em 7 etapas principais:
01. Briefing
Para darmos início a um projeto precisamos de informações sobre ele, e por isso, o briefing é um dos passos mais importantes pois é o primeiro contacto que temos com o cliente antes de despertarmos a nossa criatividade. É neste primeiro passo que o cliente define o que pretende com o projeto, esclarece todos os requisitos para a criação da identidade visual e é através deste briefing que recolhemos a máxima informação possível para avançarmos com o projeto. Neste documento, definimos algumas perguntas essenciais para uma boa base de trabalho e para irmos de encontro ao pretendido pelo cliente.
02. Pesquisa de referências
Depois da análise do briefing e de todas as diretrizes fornecidas pelo cliente, o passo seguinte é a pesquisa.
Neste passo é realizada uma pesquisa sobre o cliente, o seu mercado de atuação, e sobre os seus concorrentes, não só a nível nacional como também internacional, possibilitando assim recolher o máximo de informações para a construção da identidade gráfica final.
03. Brainstorming e Conceito
Com a realização da pesquisa de concorrentes e de referências vão surgindo ideias e são elas que vão possibilitar a definição de conceitos. Aqui filtramos a informação recolhida e através de formas, cores, texturas ou junção de elementos é definida a mensagem que a identidade pretende transmitir.
Um conceito forte faz toda a diferença no resultado final da identidade!
04. Testes e Realização
Neste passo iniciamos vários testes do logótipo de acordo com os conceitos que queremos transmitir até chegarmos a soluções mais próximas do que poderá ser o trabalho final.
Quando chegamos a uma solução realizamos estudos de tipografia, proporções, equilíbrio dos elementos, testamos várias paletas de cores até chegarmos ao resultado final.
05. Aplicações e elementos que compõem a Identidade Visual
Com o logótipo desenvolvido, sendo ele o principal elemento da identidade visual, chega a altura de o vermos em funcionamento nas suas principais aplicações (estacionário, merchandising, materiais de divulgação, etc). Nesta etapa representamos quais as suas possíveis variações, tanto a nível de combinação de cores, como de proporções e formatos, é através de todo o conjunto destes elementos que a marca vai comunicar e transmitir a sua mensagem.
06. Apresentação, Feedback e Ajustes
É nesta fase que o cliente tem a possibilidade de ver o resultado final a que chegamos.
Não basta apenas termos um logótipo bonito, temos que saber apresentá-lo, e por isso é que o conceito faz com que toda a identidade ganhe mais força e que transmita a confiança e emoção necessária para a apresentação da marca.
O feedback do cliente nesta fase, vai ditar se ainda necessitamos de realizar alguns ajustes antes da entrega final, ou não.
07. Entrega dos elementos da Identidade Visual
Quando o processo de criação é dado por terminado fornecemos ao cliente todo o tipo de ficheiros que ele necessitar em suporte digital ou físico recorrendo para isso, ao nosso departamento de produção gráfica interna, como forma de oferecer uma solução mais completa e um melhor acompanhamento de todo o projeto.