O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais – Entenda como tudo funciona

#00010

DATA

21.05.2020

CATEGORIA

CRIATIVIDADE

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

Um dos principais serviços que possuímos enquanto Agência de Comunicação é o Design Gráfico e uma das polivalências deste grande serviço é a criação de Identidades Visuais, um serviço frequentemente contratado para a criação do logótipo de uma marca. Neste artigo partilhamos consigo o nosso processo de criação da Identidade Visual de uma marca desde o contacto do cliente à conclusão do projeto.
A identidade visual de uma marca é um dos principais elementos responsáveis para que o consumidor tenha uma boa impressão sobre uma empresa ou um serviço, ela é a cara da marca e é através dela que a empresa se torna reconhecida pelo público, ela traduz a essência da marca e por isso, a sua grande importância.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 1

Se possui um negócio, certamente sabe que o logótipo é o reflexo da sua marca, e toda a comunicação e o conjunto de elementos que a acompanham, devem adotar uma linguagem coerente, permitindo desta forma à marca ganhar força e ser reconhecida na mente dos consumidores.

 

A identidade visual é um conjunto de vários elementos gráficos e visuais que permitem identificar uma marca, juntos tornam a marca forte e coesa e comunicam ao público o seu conceito, valores e posicionamento no mercado.

 

A base de uma identidade visual é o logótipo, mas é todo o seu conjunto de elementos que fazem com que a marca se torne identificável pelo seu público – desde a tipografia, a paleta de cores e os materiais de divulgação que o acompanham (estacionário: folha de carta, cartões de visita, envelopes, merchandising, materiais de divulgação, etc…).

 

Como em qualquer projeto de design gráfico, para a criação de uma identidade visual de sucesso é necessário um processo criativo no seu desenvolvimento. Assim, apresentamos-lhe o processo que utilizamos na Deta, baseado em 7 etapas principais:

PARTILHAR NOTÍCIA

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 2

01. Briefing

 

Para darmos início a um projeto precisamos de informações sobre ele, e por isso, o briefing é um dos passos mais importantes pois é o primeiro contacto que temos com o cliente antes de despertarmos a nossa criatividade. É neste primeiro passo que o cliente define o que pretende com o projeto, esclarece todos os requisitos para a criação da identidade visual e é através deste briefing que recolhemos a máxima informação possível para avançarmos com o projeto. Neste documento, definimos algumas perguntas essenciais para uma boa base de trabalho e para irmos de encontro ao pretendido pelo cliente.

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 3

02. Pesquisa de referências

 

Depois da análise do briefing e de todas as diretrizes fornecidas pelo cliente, o passo seguinte é a pesquisa.
Neste passo é realizada uma pesquisa sobre o cliente, o seu mercado de atuação, e sobre os seus concorrentes, não só a nível nacional como também internacional, possibilitando assim recolher o máximo de informações para a construção da identidade gráfica final.

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 4

03. Brainstorming e Conceito

 

Com a realização da pesquisa de concorrentes e de referências vão surgindo ideias e são elas que vão possibilitar a definição de conceitos. Aqui filtramos a informação recolhida e através de formas, cores, texturas ou junção de elementos é definida a mensagem que a identidade pretende transmitir.

Um conceito forte faz toda a diferença no resultado final da identidade!

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 5

04. Testes e Realização

 

Neste passo iniciamos vários testes do logótipo de acordo com os conceitos que queremos transmitir até chegarmos a soluções mais próximas do que poderá ser o trabalho final.
Quando chegamos a uma solução realizamos estudos de tipografia, proporções, equilíbrio dos elementos, testamos várias paletas de cores até chegarmos ao resultado final.

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 6

05. Aplicações e elementos que compõem a Identidade Visual

 

Com o logótipo desenvolvido, sendo ele o principal elemento da identidade visual, chega a altura de o vermos em funcionamento nas suas principais aplicações (estacionário, merchandising, materiais de divulgação, etc). Nesta etapa representamos quais as suas possíveis variações, tanto a nível de combinação de cores, como de proporções e formatos, é através de todo o conjunto destes elementos que a marca vai comunicar e transmitir a sua mensagem.

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 7

06. Apresentação, Feedback e Ajustes

 

É nesta fase que o cliente tem a possibilidade de ver o resultado final a que chegamos.
Não basta apenas termos um logótipo bonito, temos que saber apresentá-lo, e por isso é que o conceito faz com que toda a identidade ganhe mais força e que transmita a confiança e emoção necessária para a apresentação da marca.
O feedback do cliente nesta fase, vai ditar se ainda necessitamos de realizar alguns ajustes antes da entrega final, ou não.

O Nosso Processo na Criação de Identidades Visuais 8

07. Entrega dos elementos da Identidade Visual

 

Quando o processo de criação é dado por terminado fornecemos ao cliente todo o tipo de ficheiros que ele necessitar em suporte digital ou físico recorrendo para isso, ao nosso departamento de produção gráfica interna, como forma de oferecer uma solução mais completa e um melhor acompanhamento de todo o projeto.

Depois de tudo isto, o próximo passo é a divulgação da nova identidade visual da marca ao mundo!

PARTILHAR NOTÍCIA