O nosso Guia de boas práticas nas Redes Sociais

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DATA

14.05.2020

CATEGORIA

Comunicação Online

D jornal WEB EDITION

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Adote estas boas práticas nas Redes Sociais e obtenha mais resultados

Hoje em dia, para muitas marcas, comunicar através das Redes Sociais é o meio e a forma mais utilizada e eficaz de chegar ao seu público. A estratégia de comunicação online nas Redes Sociais, deve por isso, ter como base uma presença profissional e coesa, e esta base deve começar pela escolha das Redes onde faz sentido a marca estar presente, de acordo com o negócio e segmento.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

O nosso Guia de boas práticas nas Redes Sociais 1

Para além do nosso próprio Website, que não deve ser dispensado em detrimento de outras formas das marcas estarem presentes no canal online, as Redes Sociais ganham cada vez mais força na hora de nos conectarmos com nosso público.

 

E para muitos negócios, as Redes Sociais funcionam mesmo como o principal meio de comunicação com o seu público, transformando-se assim no seu cartão de visita online. Por isso, a forma como estamos nelas e como as utilizamos é tão importante e não pode ser descurada e descuidada.

 

Atualmente, as Redes Sociais não funcionam apenas como um meio de conexão entre as pessoas, elas vão muito para além disso, principalmente no que diz respeito ao mundo das marcas. Hoje, é inclusive possível utilizar as Redes como um canal de venda, mas mais importante que isso, é a partilha de conteúdos interessantes e a criação de relacionamento com o nosso público.

Existem várias Redes Sociais, com diferentes objetivos e criadas para diferentes públicos, mas, enquanto marca, o mais importante e comum a todas elas, é a qualidade do conteúdo que devemos desenvolver e, sobretudo a utilização de boas práticas ao comunicar com o nosso público.

 

Neste sentido, apresentamos um pequeno guia daquelas que são para nós, as boas práticas que, enquanto marca, devemos adotar nas Redes Sociais.

O nosso Guia de boas práticas nas Redes Sociais 2

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Boas práticas nas Redes Sociais

1. Possuir uma linguagem visual coerente vale ouro

 

Ao utilizarmos as Redes Sociais, ou em qualquer outro meio, para comunicar com a nossa audiência, devemos tentar manter a mesma linha visual, de acordo com aquele que é o conceito da marca. Assim, garantimos que o design presente em toda a comunicação da marca é coerente.

Veja o nosso artigo sobre “A importância do design na comunicação de uma Marca”  para perceber melhor a importância de uma comunicação visual integrada.

2. Utilizar imagens de qualidade

 

Atualmente existem inúmeros bancos de imagens, alguns deles gratuitos onde pode retirar imagens para utilizar na comunicação da sua marca. Em alternativa às fotografias profissionais próprias, esta é uma forma segura de tornar os seus conteúdos mais interessantes, com imagens de qualidade.

Veja alguns bancos de imagens gratuitos, que pode utilizar no dia-a-dia da comunicação da sua marca:

Unsplash

FreePik

Pexels

Lembre-se, uma boa imagem pode valer mais do que mil palavras, e ninguém gosta de imagens sem qualidades!

3. Atenção aos formatos e aos tamanhos nas Redes Sociais!


Pode não parecer uma questão importante, mas muitas marcas praticam este erro diariamente, por não saberem que cada Rede Social possui diretrizes diferentes de tamanhos e formatos, no que toca à publicação de imagens. Por isso, deve ter em consideração, que dependendo do tipo de conteúdo que pretende publicar, e da Rede que está a utilizar, existe uma variedade de formatos e tamanhos que deve conhecer.

4. Diversificar os conteúdos, é uma regra!

 

Se consegue cativar o seu público-alvo pelos conteúdos que produz, significa que o seu trabalho está a ser bem feito! Deve implementar uma estratégia de comunicação com base na criação de conteúdos diferentes. Esta é uma forma de testar o seu público e perceber que tipo de conteúdos gostam mais e são mais interessantes para ele.
Desde artigos, E-books, vídeos, imagens, motion graphics, podcasts, lives… use a imaginação e produza conteúdo relevante. O seu foco deve estar sempre em acrescentar valor para o seu público. Não caia no mais obvio e transversal à maior parte das marcas que é “entupir” a sua audiência com produto.
E não se esqueça de adaptar estes conteúdos para cada Rede Social onde está presente!

5. A melhor forma de gerir os comentários!


Opte sempre por uma postura de simpatia e empatia com o seu público, isso pode ajudá-lo a manter uma boa relação com ele, e associar uma boa imagem à sua marca. Por mais desanimador, negativo, que seja o comentário, procure sempre responder de uma forma positiva e nunca os apague, esta é uma regra que deve seguir sempre na gestão da relação online com o seu público.

Conclusão

Estas boas práticas vão ajudá-lo a consolidar a sua comunicação e estratégia online, a imagem da sua marca e a relação com o seu público. Oferecer os melhores conteúdos, de acordo com as melhores práticas, pode ajudá-lo a vender mais e a conquistar a confiança do seu público online.

Comece hoje e melhore a sua presença nas Redes Sociais!

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