Neuromarketing: entenda o que influencia o comportamento de compra do consumidor

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DATA

14.07.2020

CATEGORIA

MARKETING E ESTRATÉGIA

D jornal WEB EDITION

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Diariamente somos confrontados com publicidade, vinda de diversos meios e canais, e que vai influenciando a nossa vida e as nossas decisões de compra. E este processo de tomada de decisão de compra não acontece de forma racional, lógica e consciente como muitas vezes pensamos. Na maior parte das vezes, somos expostos a estímulos que ativam o nosso cérebro e nos fazem tomar determinadas decisões. É difícil acreditarmos que é possível manipular o cérebro humano, mas a realidade é isso mesmo, e é bem mais simples do que aquilo que parece.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

Neuromarketing 1

Para podermos entender melhor o que de facto influencia as decisões do consumidor, o Marketing uniu-se à Neurociência e criou o Neuromarketing, deixando assim de lado o senso comum e procurando compreender estes fenómenos com base no processamento de informação pelo nosso cérebro.


O Neuromarketing é uma área da ciência que visa estudar e compreender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, de modo a fornecer às empresas informações valiosas que permitem a criação de campanhas mais direcionadas. Esta técnica do marketing permite otimizar as campanhas de publicidade e ajustar a mensagem de acordo com o feedback obtido pelo consumidor (através da análise das reações do nosso cérebro a determinados estímulos).

Neuromarketing 2

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Como tirar partido desta ciência?

Branding

Consiste na gestão estratégica de uma marca, com o objetivo de a tornar mais desejada e positiva na mente do consumidor, ou seja, criar a sua identidade. Neste processo de branding, o Neuromarketing ajuda a entender quais as ideias e sentimentos, que o consumidor associa a essa mesma marca.

 

Design de produtos e inovação

Para um produto não cair em desuso, com o passar dos anos, é necessário que as marcas tenham consciência de que os produtos necessitam de ser transformados para se adaptarem às novas necessidades do mercado. Desta forma, o Neuromarketing, através da análise das atividades cerebrais em resposta a novas ideias de produtos ou versões alternativas de design, embalagens, cores, etc, permite-nos saber mais para além da opinião que cada consumidor possa dar. Permite-nos entender de que forma o nosso subconsciente reage a cada uma das opções que nos são dadas. Daí a importância de aplicar o Neuromarketing, por exemplo, para avaliar um produto antes de iniciar a sua produção em grande escala.

 

Publicidade

A visualização de um anúncio acontece de forma inconsciente pelo consumidor. As marcas devem apostar em fatores que influenciem a receção da mensagem, como sejam o som e o aspeto visual, e de seguida utilizar o Neuromarketing para analisar a reação do consumidor ao anúncio.

Três técnicas que deve utilizar no Neuromarketing

1. Psicologia das cores

 

A psicologia das cores é uma das ferramentas mais utilizadas no Neuromarketing, e consiste na influência que o aspeto visual tem no comportamento do consumidor. A responsabilidade das marcas é identificar as cores que causam impacto positivo no seu público-alvo.

2. Storytelling

 

Atualmente o consumidor não valoriza as campanhas focadas no produto, para ele é mais valioso o feedback de pessoas em quem confia. Assim, as marcas precisam de se adaptar e alterar a sua maneira de agir e, em vez de mensagens longas optarem por aumentar o grau de subjetividade das campanhas através da utilização do storytelling. Através de narrativas a marca consegue influenciar o lado emocional do consumidor, esperando-se que isso o possa influenciar no momento de decisão de compra do produto e aumentar a notoriedade da marca.

3. Gatilhos Mentais

 

Os gatilhos mentais têm como objetivo transmitir ao consumidor uma mensagem que desperte nele uma necessidade de compra. É um bom exemplo disto, o gatilho da escassez “Compre já”, ou da exclusividade através da oferta de matérias exclusivos para clientes fidelizados.

O Neuromarketing pode trazer benefícios notáveis para o seu negócio, sobretudo, na sua relação com o consumidor. Para isso, é fundamental trazer o consumidor como o centro das suas ações, e utilizar este método de forma ponderada, estratégica e profissional. Antes de implementar qualquer estratégia de comunicação da sua marca, lembre-se que no momento de tomarmos decisões, as emoções são muito importantes, mesmo quando acreditamos que a nossa decisão é baseada em decisões lógicas, por isso, não comunique apenas produtos ou serviços, comunique histórias e emoções!

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