#0019
DATA
14.07.2020
CATEGORIA
MARKETING E ESTRATÉGIA
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
Para podermos entender melhor o que de facto influencia as decisões do consumidor, o Marketing uniu-se à Neurociência e criou o Neuromarketing, deixando assim de lado o senso comum e procurando compreender estes fenómenos com base no processamento de informação pelo nosso cérebro.
O Neuromarketing é uma área da ciência que visa estudar e compreender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, de modo a fornecer às empresas informações valiosas que permitem a criação de campanhas mais direcionadas. Esta técnica do marketing permite otimizar as campanhas de publicidade e ajustar a mensagem de acordo com o feedback obtido pelo consumidor (através da análise das reações do nosso cérebro a determinados estímulos).
Branding
Consiste na gestão estratégica de uma marca, com o objetivo de a tornar mais desejada e positiva na mente do consumidor, ou seja, criar a sua identidade. Neste processo de branding, o Neuromarketing ajuda a entender quais as ideias e sentimentos, que o consumidor associa a essa mesma marca.
Design de produtos e inovação
Para um produto não cair em desuso, com o passar dos anos, é necessário que as marcas tenham consciência de que os produtos necessitam de ser transformados para se adaptarem às novas necessidades do mercado. Desta forma, o Neuromarketing, através da análise das atividades cerebrais em resposta a novas ideias de produtos ou versões alternativas de design, embalagens, cores, etc, permite-nos saber mais para além da opinião que cada consumidor possa dar. Permite-nos entender de que forma o nosso subconsciente reage a cada uma das opções que nos são dadas. Daí a importância de aplicar o Neuromarketing, por exemplo, para avaliar um produto antes de iniciar a sua produção em grande escala.
Publicidade
A visualização de um anúncio acontece de forma inconsciente pelo consumidor. As marcas devem apostar em fatores que influenciem a receção da mensagem, como sejam o som e o aspeto visual, e de seguida utilizar o Neuromarketing para analisar a reação do consumidor ao anúncio.
Três técnicas que deve utilizar no Neuromarketing
1. Psicologia das cores
A psicologia das cores é uma das ferramentas mais utilizadas no Neuromarketing, e consiste na influência que o aspeto visual tem no comportamento do consumidor. A responsabilidade das marcas é identificar as cores que causam impacto positivo no seu público-alvo.
2. Storytelling
Atualmente o consumidor não valoriza as campanhas focadas no produto, para ele é mais valioso o feedback de pessoas em quem confia. Assim, as marcas precisam de se adaptar e alterar a sua maneira de agir e, em vez de mensagens longas optarem por aumentar o grau de subjetividade das campanhas através da utilização do storytelling. Através de narrativas a marca consegue influenciar o lado emocional do consumidor, esperando-se que isso o possa influenciar no momento de decisão de compra do produto e aumentar a notoriedade da marca.
3. Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais têm como objetivo transmitir ao consumidor uma mensagem que desperte nele uma necessidade de compra. É um bom exemplo disto, o gatilho da escassez “Compre já”, ou da exclusividade através da oferta de matérias exclusivos para clientes fidelizados.