O nosso guia de Gestão de Projetos: como gerir qualquer projeto na sua empresa de forma eficaz

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DATA

30.04.2020

CATEGORIA

MARKETING E ESTRATÉGIA

D jornal WEB EDITION

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Neste artigo, partilhamos consigo o guia que utilizamos diariamente na gestão dos nossos projetos. Mais do que querer vender, devemos certificar-nos de que estamos efetivamente a oferecer valor ao cliente. Prestar-lhe um serviço de valor acrescentado, acompanhá-lo e guiá-lo em cada fase do projeto, aconselhá-lo e oferecer-lhe as melhores soluções, são uma boa estratégia para ganhar a sua confiança.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

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A importância da Gestão de Projetos:

De acordo com o Project Management Institute (PMI), “um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado específico. Os projetos e as operações diferem entre si, principalmente, no facto dos projetos serem temporários e exclusivos, e as operações serem contínuas e repetitivas.”

Gerir projetos é uma tarefa bastante exigente e que requer por parte da pessoa responsável pelo projeto, muita dedicação. O gestor de projetos é a pessoa responsável por planear, implementar e acompanhar os projetos dos quais está encarregue, como forma de encontrar as melhores soluções para os problemas identificados, e certificar-se de que estes são concluídos e os objetivos alcançados.

Como gerir um projeto de uma forma eficaz desde o primeiro contacto?

Quando uma marca nos procura, significa que pode precisar da nossa ajuda, e aquilo que devemos fazer num primeiro contacto é ouvi-la. Só assim vamos conseguir perceber quais são os problemas que já estão identificados e como a nossa empresa a pode ajudar a solucioná-los.

 

Uma dica muito importante nesta primeira fase é: Não oferecer soluções logo no primeiro contacto! Comece por realizar um briefing inicial e apresentar a sua empresa.

 

A única intervenção nesta primeira fase, deve ser a realização de um bom briefing e darmos a conhecer a nossa empresa, certificando-nos de que o cliente não sai desta primeira reunião com dúvidas sobre aquilo que somos e o que fazemos. Desta forma, quando lhe apresentarmos uma possível solução, ele vai olhar para nós com mais confiança.

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1. Briefing enquadramento da Marca

 

Num primeiro contacto com qualquer marca que nos procura, não devemos prescindir da realização de um briefing, pois é ele que nos permite conhecer melhor quem é aquela marca, quais são as suas dores, os seus objetivos, estando estes muitas vezes já identificados outras vezes não.

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2. Análise e pesquisa de mercado

 

O segundo passo é realizarmos uma pesquisa de mercado, recolher os melhores benchmarkings (boas práticas) e, sobretudo pesquisar mais informações sobre o este potencial cliente.

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3. Consultoria

 

Faça uma consultoria à marca, aconselhe os responsáveis da marca e dê-lhes inputs que não estejam relacionados apenas com a “dor” que precisa tratar. Com isto, podemos somar pontos a nosso favor, e do outro lado vão passar a olhar para nós como o parceiro ideal e como uma mais valia para o negócio.

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4. Proposta Comercial

 

Na hora de apresentarmos a proposta, não podemos esquecer que o mais importante no discurso é como podemos ajudar a marca, o que temos para lhe oferecer e o porquê dela nos escolher a nós e à nossa empresa.

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5. Adjudicação

 

Nesta fase, e após a aprovação do projeto, a relação com o cliente começa a consolidar-se e a responsabilidade do gestor do projeto aumenta.

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6. Briefing do projeto

 

Antes de iniciar o desenvolvimento do projeto, devemos realizar um novo briefing, mais específico e detalhado, que vai servir de elo de ligação entre aquilo que se pretende que seja desenvolvido e a equipa que vai desenvolver o projeto.

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7. Reunião de brainstorming em equipa

 

Esta reunião serve, essencialmente, para que o gestor partilhe com a equipa as informações necessárias para o início do projeto e os briefings já realizados. Definimos quem serão os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, e são debatidas ideias e perspetivas diferentes, mas fundamentais para o desenvolvimento do mesmo.

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8. Desenvolvimento

 

A partir desta etapa, o projeto começa a ganhar vida e o responsável pelo projeto deve garantir que tudo corre como planeado. Acompanhar cada fase do seu desenvolvimento e definir as tarefas que cada elemento da equipa deve executar.

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9. Apresentação

 

Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, juntamente com o seu gestor, devem apresentar em conjunto a proposta ao cliente. O facto de envolvermos a equipa de desenvolvimento na apresentação, permite que todos os detalhes sejam bem defendidos e que todas as dúvidas sejam esclarecidas na hora e com o máximo rigor possível.

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10. Revisões e Ajustes

 

Na fase de apresentação, e sempre que necessário, devemos dar a possibilidade ao cliente de realizar alguns ajustes no projeto. Desde que estas alterações não modifiquem a essência do nosso trabalho e aquilo em que acreditamos e que está sustentado pelos briefings que fomos realizando.

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11. Conclusão

 

Depois da aprovação final do projeto, este deve ser entregue ao cliente no suporte mais adequado.

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12. Follow Up

 

Num dos tópicos iniciais, abordamos a questão da consultoria e dos inputs que a nossa empresa pode oferecer ao cliente através deste serviço. Pois bem, este é o momento ideal para lhe continuarmos a oferecer serviços que possam acrescentar valor ao seu negócio. Só porque vendemos uma vez, não significa que a relação termine, muito pelo contrário! Devemos alimentar esta relação e transformar este cliente num consumidor contínuo e, no cenário ideal, em promotor da nossa marca!

Lembre-se, o nosso trabalho não deve terminar no tópico 12!

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