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DATA
30.04.2020
CATEGORIA
MARKETING E ESTRATÉGIA
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
De acordo com o Project Management Institute (PMI), “um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado específico. Os projetos e as operações diferem entre si, principalmente, no facto dos projetos serem temporários e exclusivos, e as operações serem contínuas e repetitivas.”
Gerir projetos é uma tarefa bastante exigente e que requer por parte da pessoa responsável pelo projeto, muita dedicação. O gestor de projetos é a pessoa responsável por planear, implementar e acompanhar os projetos dos quais está encarregue, como forma de encontrar as melhores soluções para os problemas identificados, e certificar-se de que estes são concluídos e os objetivos alcançados.
Quando uma marca nos procura, significa que pode precisar da nossa ajuda, e aquilo que devemos fazer num primeiro contacto é ouvi-la. Só assim vamos conseguir perceber quais são os problemas que já estão identificados e como a nossa empresa a pode ajudar a solucioná-los.
Uma dica muito importante nesta primeira fase é: Não oferecer soluções logo no primeiro contacto! Comece por realizar um briefing inicial e apresentar a sua empresa.
A única intervenção nesta primeira fase, deve ser a realização de um bom briefing e darmos a conhecer a nossa empresa, certificando-nos de que o cliente não sai desta primeira reunião com dúvidas sobre aquilo que somos e o que fazemos. Desta forma, quando lhe apresentarmos uma possível solução, ele vai olhar para nós com mais confiança.
1. Briefing enquadramento da Marca
Num primeiro contacto com qualquer marca que nos procura, não devemos prescindir da realização de um briefing, pois é ele que nos permite conhecer melhor quem é aquela marca, quais são as suas dores, os seus objetivos, estando estes muitas vezes já identificados outras vezes não.
2. Análise e pesquisa de mercado
O segundo passo é realizarmos uma pesquisa de mercado, recolher os melhores benchmarkings (boas práticas) e, sobretudo pesquisar mais informações sobre o este potencial cliente.
3. Consultoria
Faça uma consultoria à marca, aconselhe os responsáveis da marca e dê-lhes inputs que não estejam relacionados apenas com a “dor” que precisa tratar. Com isto, podemos somar pontos a nosso favor, e do outro lado vão passar a olhar para nós como o parceiro ideal e como uma mais valia para o negócio.
4. Proposta Comercial
Na hora de apresentarmos a proposta, não podemos esquecer que o mais importante no discurso é como podemos ajudar a marca, o que temos para lhe oferecer e o porquê dela nos escolher a nós e à nossa empresa.
5. Adjudicação
Nesta fase, e após a aprovação do projeto, a relação com o cliente começa a consolidar-se e a responsabilidade do gestor do projeto aumenta.
6. Briefing do projeto
Antes de iniciar o desenvolvimento do projeto, devemos realizar um novo briefing, mais específico e detalhado, que vai servir de elo de ligação entre aquilo que se pretende que seja desenvolvido e a equipa que vai desenvolver o projeto.
7. Reunião de brainstorming em equipa
Esta reunião serve, essencialmente, para que o gestor partilhe com a equipa as informações necessárias para o início do projeto e os briefings já realizados. Definimos quem serão os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, e são debatidas ideias e perspetivas diferentes, mas fundamentais para o desenvolvimento do mesmo.
8. Desenvolvimento
A partir desta etapa, o projeto começa a ganhar vida e o responsável pelo projeto deve garantir que tudo corre como planeado. Acompanhar cada fase do seu desenvolvimento e definir as tarefas que cada elemento da equipa deve executar.
9. Apresentação
Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, juntamente com o seu gestor, devem apresentar em conjunto a proposta ao cliente. O facto de envolvermos a equipa de desenvolvimento na apresentação, permite que todos os detalhes sejam bem defendidos e que todas as dúvidas sejam esclarecidas na hora e com o máximo rigor possível.
10. Revisões e Ajustes
Na fase de apresentação, e sempre que necessário, devemos dar a possibilidade ao cliente de realizar alguns ajustes no projeto. Desde que estas alterações não modifiquem a essência do nosso trabalho e aquilo em que acreditamos e que está sustentado pelos briefings que fomos realizando.
11. Conclusão
Depois da aprovação final do projeto, este deve ser entregue ao cliente no suporte mais adequado.
12. Follow Up
Num dos tópicos iniciais, abordamos a questão da consultoria e dos inputs que a nossa empresa pode oferecer ao cliente através deste serviço. Pois bem, este é o momento ideal para lhe continuarmos a oferecer serviços que possam acrescentar valor ao seu negócio. Só porque vendemos uma vez, não significa que a relação termine, muito pelo contrário! Devemos alimentar esta relação e transformar este cliente num consumidor contínuo e, no cenário ideal, em promotor da nossa marca!
Lembre-se, o nosso trabalho não deve terminar no tópico 12!