E-commerce: o que fazer antes de vender online

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DATA

16.04.2020

CATEGORIA

COMUNICAÇÃO DIGITAL

D jornal WEB EDITION

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Já não é novo que todas as marcas necessitam de uma estratégia de Marketing Online para comunicarem no mercado, e acima de tudo, há que tirar partido de todo um universo que nos permitem chegar muito mais longe do que alguma vez imaginamos ou seria possível no universo offline.
As potencialidades do online são infindáveis, sobretudo, porque nos dão a possibilidade de comunicar, vender e alcançar mercados e consumidores que de outra forma seria muito difícil, e porque nos permite fazê-lo 24 horas por dia/7 dias por semana. Por isso, construir uma estratégia de marketing online, estruturada e adequada à imagem e objetivos de cada marca é prioritário para qualquer negócio.
Hoje, especialmente, com a crise social que se instalou em todo o mundo, devido à Pandemia de COVID-19, poderá ser uma oportunidade para todas as marcas, e principalmente para aquelas que ainda não se renderam ao universo online, de o fazerem. Esta crise, trouxe muitas incertezas ao mundo dos negócios e obrigou muitas marcas a pararem e redefinirem os seus modelos de negócio ou a maneira de os comunicarem. Hoje, mais do que antes, as pessoas "passeiam" digitalmente, e agora, mais do que nunca, é importante que as marcas estejam presentes no online, em constante comunicação com o seu público, e é fundamental que percebam que podem e devem viver para além das áreas tradicionais.

CRIAÇÃO

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E-commerce: o que fazer antes de vender online 1

Mas por onde começar?

Esta é certamente uma questão presente na cabeça de muitos gestores e empreendedores, que pretendem levar os seus negócios para o online, ou daqueles que estão neste momento a começar um novo negócio.

É nosso objetivo ajudar a responder a esta questão, e sobretudo, chamar a atenção para alguns princípios base da estratégia de venda online.

 

Ao contrário do que muita gente possa pensar, vender online não é apenas ter uma loja online. Na generalidade das vezes cometemos o erro de pensar que para conseguirmos entrar no universo do e-commerce precisamos apenas de ter a nossa loja no ar, e esperar que os pedidos comecem a chegar. Este pensamento não podia estar mais errado, e leva muitas vezes ao insucesso de grande parte dos novos negócios de venda online.

 

Se fizermos o paralelo com o offline, conseguimos facilmente perceber que não devemos começar o nosso negócio pelo telhado, ou seja, quando decidimos vender algum produto ou serviço, não começamos por escolher a nossa loja física e como ela vai ser, e só depois planeamos e definimos a nossa estratégia de venda. No mundo online acontece exatamente a mesma coisa, isto é, antes de qualquer outro passo, devemos planear de forma estruturada o nosso negócio, e pode até acontecer de não precisarmos de ter uma loja virtual para estar no e-commerce.

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É este planeamento estruturado que nos vai ajudar a definir qual o mercado onde queremos atuar, qual a nossa especialização dentro desse mercado, ou seja, o nosso nicho ou micro nicho, e como vamos comunicar com ele. As vantagens de definirmos um nicho ou micro nicho são enormes, porque permite-nos forcar e trabalhar com base no marketing de relacionamento ao invés do marketing de esperança e, este é a nosso ver, o princípio basilar da estratégia de venda online, que a maior parte das pessoas ignora.
Posteriormente, e passando à venda propriamente dita, a primeira fase da venda, não precisa, e nem deve ser feita logo numa loja online, porque nesta fase, ainda não temos nenhuma certeza de que o nosso produto vai funcionar e se vai ter aceitação. E para além disso, numa primeira fase, quando iniciamos no online, ainda ninguém nos conhece, nem conseguimos impactar ninguém, por isso, devemos testar primeiro o nosso produto de outras formas, porque caso não funcione, há investimentos que podem ser poupados.

QUE OUTRAS FORMAS SÃO ESSAS?

Criar a nossa rede digital, ou seja, desenvolver canais de audiência. Estes canais são sobretudo, as nossas redes sociais e blog, onde vamos produzir conteúdo relevante para a Persona que definimos na fase inicial deste processo, para assim atrair pessoas interessadas e envolve-las nesse conteúdo, e consequentemente envolve-las com o nosso produto, e logo que possível apresentar alguma oferta, de forma a podermos testar a venda.

As redes sociais são, inquestionavelmente, onde as pessoas estão hoje em dia, por isso, podemos e devemos aproveitar as potencialidades destas ferramentas para validar os nossos produtos. De uma forma mais simples, e sem grandes investimentos podemos ir testando os nossos produtos com pequenos grupos de pessoas, e validá-los, ou seja, ter a certeza de que as pessoas querem de facto aquele produto.

Só depois de validarmos os produtos é que devemos passar à criação da loja virtual, pois agora sim temos algumas garantias que o negócio vai funcionar, porque já testamos e já validamos os produtos.

Hoje, mais do que nunca, todos queremos o nosso espaço online, e aproveitar as potencialidades deste poderoso canal de negócio, mas lembre-se de que a loja por si só não vai vender, não esteja há espera de milagres, ao invés disso, planeie e defina muito bem a sua estratégia. Desta forma vai estar certamente uns passos à frente dos seus concorrentes.

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