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DATA
16.04.2020
CATEGORIA
COMUNICAÇÃO DIGITAL
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
Esta é certamente uma questão presente na cabeça de muitos gestores e empreendedores, que pretendem levar os seus negócios para o online, ou daqueles que estão neste momento a começar um novo negócio.
É nosso objetivo ajudar a responder a esta questão, e sobretudo, chamar a atenção para alguns princípios base da estratégia de venda online.
Ao contrário do que muita gente possa pensar, vender online não é apenas ter uma loja online. Na generalidade das vezes cometemos o erro de pensar que para conseguirmos entrar no universo do e-commerce precisamos apenas de ter a nossa loja no ar, e esperar que os pedidos comecem a chegar. Este pensamento não podia estar mais errado, e leva muitas vezes ao insucesso de grande parte dos novos negócios de venda online.
Se fizermos o paralelo com o offline, conseguimos facilmente perceber que não devemos começar o nosso negócio pelo telhado, ou seja, quando decidimos vender algum produto ou serviço, não começamos por escolher a nossa loja física e como ela vai ser, e só depois planeamos e definimos a nossa estratégia de venda. No mundo online acontece exatamente a mesma coisa, isto é, antes de qualquer outro passo, devemos planear de forma estruturada o nosso negócio, e pode até acontecer de não precisarmos de ter uma loja virtual para estar no e-commerce.
Criar a nossa rede digital, ou seja, desenvolver canais de audiência. Estes canais são sobretudo, as nossas redes sociais e blog, onde vamos produzir conteúdo relevante para a Persona que definimos na fase inicial deste processo, para assim atrair pessoas interessadas e envolve-las nesse conteúdo, e consequentemente envolve-las com o nosso produto, e logo que possível apresentar alguma oferta, de forma a podermos testar a venda.
As redes sociais são, inquestionavelmente, onde as pessoas estão hoje em dia, por isso, podemos e devemos aproveitar as potencialidades destas ferramentas para validar os nossos produtos. De uma forma mais simples, e sem grandes investimentos podemos ir testando os nossos produtos com pequenos grupos de pessoas, e validá-los, ou seja, ter a certeza de que as pessoas querem de facto aquele produto.
Só depois de validarmos os produtos é que devemos passar à criação da loja virtual, pois agora sim temos algumas garantias que o negócio vai funcionar, porque já testamos e já validamos os produtos.
Hoje, mais do que nunca, todos queremos o nosso espaço online, e aproveitar as potencialidades deste poderoso canal de negócio, mas lembre-se de que a loja por si só não vai vender, não esteja há espera de milagres, ao invés disso, planeie e defina muito bem a sua estratégia. Desta forma vai estar certamente uns passos à frente dos seus concorrentes.