Desde 2009 a trilhar
o nosso caminho

#0001

DATA

14.04.2020

CATEGORIA

DETALK

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

Num pequeno centro de cópias situado numa pequena vila do Norte de Portugal, nasceu em 2009, aquela que viria a ser hoje a Deta Agência de Comunicação. Nascida do sonho de um jovem apaixonado por máquinas e por tecnologia, que perante uma situação de desemprego, vê uma oportunidade de mudar o sentido da sua vida e decide empreender.
Nos primeiros anos, muitas dificuldades, muitos medos e muitas dúvidas: será que fiz a coisa certa? Será que vou conseguir dar conta do recado? Não estaria melhor a trabalhar para outros, e ter uma vida mais estável e tranquila? Quem me pode ajudar? Especializo o meu negócio, ou aumento o leque de serviços...?
Hoje o Bruno sabe, que este penoso início, fez parte de um caminho que o levaria mais longe, e que o ajudou a tornar-se mais forte e a nunca desistir, pois como alguém diz “é impossível vencer quem não desiste”.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

Desde 2009 a trilhar o nosso caminho 1

Os anos foram passando, o negócio foi crescendo, e a necessidade de definir novas metas e objetivos, e ir ao encontro das exigências do mercado, possibilitou que em 2012 o negócio mudasse de rumo. Surgiu nessa altura a Detalhe – Soluções Publicitárias, que vem dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido. Com uma nova força, e com a aposta no desenvolvimento de soluções personalizadas, mas sempre com o cunho de compromisso, qualidade e rigor que caracterizam este projeto desde o início, muito graças às características pessoais do seu mentor.

Aliar o conhecimento do print, presente no ADN deste negócio desde o primeiro dia, ao design gráfico, foi o grande trunfo da Detalhe, e que permitiu diferenciar-se no mercado e conquistar a confiança de novos clientes.

O Bruno deixou de estar sozinho neste barco, escolheu a sua equipa, e construiu uma nova estrutura, ainda que pequena, mas mais forte e mais preparada, para assim seguir caminho, evoluindo no conhecimento e competências, e dando consistência a esta nova marca.

Vivem-se agora tempos de um ritmo diário alucinante, onde uma equipa pequena, tem, na maior parte do tempo, de fazer mil coisas ao mesmo tempo… Entre atender o cliente, apresentar propostas de valor, analisar quais as melhores soluções, qual o melhor elemento da equipa para desenvolver cada trabalho, que técnicas e materiais utilizar… muitas vezes o mais importante, a gestão e a estratégia do negócio ficam em “banho maria” à espera que um dia haja mais tempo e mais disposição mental.

PARTILHAR NOTÍCIA

Por experiência própria, sabemos que não é nada fácil para uma microempresa conseguir pensar a longo prazo, definir objetivos e focar nos resultados, ao mesmo tempo que precisa atender bem o seu cliente, executar tarefas e gerir todo o negócio. Muitas vezes o mais fácil é focar no dia-a-dia e nos problemas que vão surgindo, e deixar o barco navegar ao ritmo do trabalho diário… Esta foi, sem dúvida, a tarefa mais difícil para os gestores deste projeto, conseguir focar e traçar objetivos a médio e longo prazo.

Até que, este ritmo alucinante do dia-a-dia, sem dar espaço para saborear o lado bom, daquilo que para nós é de facto empreender, ou seja, o podermos fazer o que gostamos, podermos escolher com quem e para quem queremos trabalhar, fez-nos colocar tudo em causa e em perspetiva:

Será que faz sentido continuar desta forma? É isto que realmente queremos e que nos faz felizes? Estamos verdadeiramente a servir os nossos clientes e o mercado?
Para além disso, será que este é o posicionamento que queremos para a nossa marca? É para este mercado que queremos trabalhar? É desta forma que queremos vender os nossos ativos?

Foram muitas questões ao longo de quase 10 anos, muitas delas com respostas fáceis de encontrar, outras nem por isso, mas hoje, sabemos com certeza, que foi este constante questionamento, e o facto de mantermos um espírito curioso e ambicioso que fez nascer a Deta.

Passados quase 10 anos do dia em que o Bruno decidiu mudar o rumo da sua vida, surge a Deta, e ela é, na verdade, mais do que nessa altura ele podia e conseguia sonhar!

Uma necessidade de mudança, de afirmação e de inovação dá assim vida a esta nova marca.

Não foi de todo um processo fácil, foram mais de dois anos de luta, planeamento, investimento e dedicação, mas sabemos que valeu a pena, pois agora vivemos a melhor fase desta jornada. Claro que, a experiência adquirida ao longo de todos estes anos, a confiança dos nossos clientes e a qualidade e consistência dos nossos serviços foram fundamentais para conseguirmos fazer esta reinvenção do negócio.

Se tivéssemos que escolher um denominador comum a todos estes anos de trabalho, seria, sem dúvida, o aconselhamento. Aquilo que hoje chamamos de consultoria, na verdade esteve sempre lá, desde o primeiro dia em que o Bruno sozinho atendia no centro de cópias.

Hoje assumimo-nos com orgulho como especialistas em consultoria de comunicação das marcas. Mais do que a necessidade de comunicar, defendemos que as marcas devem comunicar bem, e por isso, assumimos o nosso propósito enquanto organização de “inspirar mentes, comunicar sonhos e dar significado às marcas, motivados pela felicidade de fazer o que mais gostamos”.

Estamos gratos por todo este percurso e, sobretudo pelas pessoas que connosco o partilharam e partilham... são elas que o têm alimentado, e lhe dão verdadeiramente significado.

Apesar das dificuldades que vivemos no momento que escrevemos este artigo, em que o mundo parou e assiste a uma mudança sem precedentes, e onde o futuro da maior parte dos negócios, assim como o nosso, é uma verdadeira incógnita, mantemos a certeza de que vamos sair dele certamente diferentes, mas ainda mais fortes!

PARTILHAR NOTÍCIA