Persona: O que é e como definir uma para o seu negócio?

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DATA

09.06.2020

CATEGORIA

MARKETING E ESTRATÉGIA

D jornal WEB EDITION

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Este é um dos passos mais importantes na estratégia de uma marca. A Persona é a representação de um perfil pessoal, onde identificamos as principais características, necessidades e preferências do potencial comprador dos seus produtos ou serviços. É fundamental conhecer muito bem a sua Persona, para conseguir aproximar-se dela cada vez melhor, indo ao encontro das suas necessidades, de uma forma mais eficaz e eficiente. Neste sentido, toda a estratégia da marca deve estar direcionada para os seus interesses.

Definir uma Persona para o seu negócio é essencial, principalmente quando a marca cria conteúdos e utiliza estratégias de marketing digital. Esta Persona, funciona como um guia, que vai orientar a marca na escolha da melhor estratégia e do caminho a seguir para atingir o seu público, de uma forma mais especifica.

Certamente já lhe colocaram a questão: Quem é a Persona da sua marca? E muitas empresas tendem a confundir a Persona com o público-alvo. Se pensa que os significados são iguais, esta engado. De uma forma simples, público-alvo é o conjunto de indivíduos que podem ter interesse pelos produtos ou serviços que comercializa. Por outro lado, a Persona é a representação do cliente ideal que compra os seus produtos ou serviços. Neste sentido a definição desta Persona, permite-lhe conhecer o seu cliente de uma forma mais especifica, pormenorizada e personalizada.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

Como definir uma Persona para o seu negócio? 1

COMO DEFINIR A SUA PERSONA?

A definição da Persona, não tem de incluir essencialmente o sexo, idade ou informações mais generalizadas, deve sim incluir os seus interesses pessoais, os hábitos de consumo e outras questões mais pessoais. Assim, torna-se mais fácil para a empresa direcionar a sua comunicação para o Sr. João do que para um grupo de pessoas.

 

O ideal é definir o mínimo de Personas possível, duas ou três, pois mais do que isto pode fazer com a sua marca perca o foco da estratégia que quer implementar.

Ao criar conteúdos, deve ter em consideração o porquê de os criar e para quem se dirigem, pois estes têm de ser relevantes para o seu público. Por esta razão, antes de começar a criar conteúdos deve começar por definir quem os vais querer ler. Os tópicos que se seguem vão ajudá-lo a definir a Persona da sua marca, para que a sua estratégia seja bem-sucedida.

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Tópicos essenciais na criação da Persona da marca:

01. Informações pessoais:

Nome.

Idade.

É casado?

Tem filhos? Quantos?

Nível de Instrução/ Cargo.

 

02. Características Pessoais (Por exemplo: Empreendedor, Ambicioso, Preocupado)

 

03. Hobbies (O que faz nos tempos livres?)

 

04. Hábitos de compra.

 

05. Como chegou até à sua marca.

 

06. Qual é a sua maior preocupação?

 

07. Quais são os seus receios?

08. Quais são os seus sonhos e expectativas profissionais?

 

09. Quais são os seus objetivos?

 

10. Quais são as suas principais dores?

 

11. Quais são os seus principais desejos?

 

12. Quem influencia as escolhas e decisões?

 

13. Em que fase da jornada de compra se encontra?

 

14. No caso de negócios B2B, qual é o tipo de empresa que compra os seus produtos/serviços? Qual é o cargo da pessoa que mantém contacto consigo?

Deve ter em consideração quem é a pessoa responsável pela compra dos seus produtos/serviços. Pensar o que a motiva a realizar a compra, quem a influencia, os assuntos pelos quais se interessa. Esta é uma forma de se aproximar do seu público e agir como se o conhecesse bem.

Como criar a Persona da sua marca em equipa?

Reúna elementos estratégicos da sua equipa, como responsáveis pela gestão de clientes, e crie uma espécie de brainstorming para perceber quem é a persona da sua marca.

Siga os tópicos anteriores e com recurso a post its crie um mapa mental. Não se esqueça que incluir a sua equipa neste processo é muito importante, pois o conhecimento que cada um tem dos clientes da empresa é fundamental para a criação da Persona ideal.

Conclusão

A Persona da sua marca permite-lhe estabelecer uma orientação estratégica de ações e de criação de conteúdos que vão ao encontro do seu público ideal e, das pessoas que querem efetivamente comprar os seus produtos e serviços. A sua estratégia comercial será mais orientada ao conseguir perceber quais os melhores canais para chegar a esse público e o tipo de discurso que deve seguir e utilizar.

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