#0014
DATA
09.06.2020
CATEGORIA
MARKETING E ESTRATÉGIA
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
A definição da Persona, não tem de incluir essencialmente o sexo, idade ou informações mais generalizadas, deve sim incluir os seus interesses pessoais, os hábitos de consumo e outras questões mais pessoais. Assim, torna-se mais fácil para a empresa direcionar a sua comunicação para o Sr. João do que para um grupo de pessoas.
O ideal é definir o mínimo de Personas possível, duas ou três, pois mais do que isto pode fazer com a sua marca perca o foco da estratégia que quer implementar.
Ao criar conteúdos, deve ter em consideração o porquê de os criar e para quem se dirigem, pois estes têm de ser relevantes para o seu público. Por esta razão, antes de começar a criar conteúdos deve começar por definir quem os vais querer ler. Os tópicos que se seguem vão ajudá-lo a definir a Persona da sua marca, para que a sua estratégia seja bem-sucedida.
01. Informações pessoais:
Nome.
Idade.
É casado?
Tem filhos? Quantos?
Nível de Instrução/ Cargo.
02. Características Pessoais (Por exemplo: Empreendedor, Ambicioso, Preocupado)
03. Hobbies (O que faz nos tempos livres?)
04. Hábitos de compra.
05. Como chegou até à sua marca.
06. Qual é a sua maior preocupação?
07. Quais são os seus receios?
08. Quais são os seus sonhos e expectativas profissionais?
09. Quais são os seus objetivos?
10. Quais são as suas principais dores?
11. Quais são os seus principais desejos?
12. Quem influencia as escolhas e decisões?
13. Em que fase da jornada de compra se encontra?
14. No caso de negócios B2B, qual é o tipo de empresa que compra os seus produtos/serviços? Qual é o cargo da pessoa que mantém contacto consigo?
Deve ter em consideração quem é a pessoa responsável pela compra dos seus produtos/serviços. Pensar o que a motiva a realizar a compra, quem a influencia, os assuntos pelos quais se interessa. Esta é uma forma de se aproximar do seu público e agir como se o conhecesse bem.
Reúna elementos estratégicos da sua equipa, como responsáveis pela gestão de clientes, e crie uma espécie de brainstorming para perceber quem é a persona da sua marca.
Siga os tópicos anteriores e com recurso a post its crie um mapa mental. Não se esqueça que incluir a sua equipa neste processo é muito importante, pois o conhecimento que cada um tem dos clientes da empresa é fundamental para a criação da Persona ideal.
A Persona da sua marca permite-lhe estabelecer uma orientação estratégica de ações e de criação de conteúdos que vão ao encontro do seu público ideal e, das pessoas que querem efetivamente comprar os seus produtos e serviços. A sua estratégia comercial será mais orientada ao conseguir perceber quais os melhores canais para chegar a esse público e o tipo de discurso que deve seguir e utilizar.