Como utilizar a fotografia para prender a atenção dos seus clientes e vender mais

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DATA

02.06.2020

CATEGORIA

CRIATIVIDADE

D jornal WEB EDITION

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O antigo ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” é um excelente argumento para iniciar este artigo, principalmente porque vamos abordar a importância de ter boas imagens de produto.

As fotografias de produto, permitem-nos comunicar um determinado produto, mesmo quando não estamos a observá-lo presencialmente. Partindo de um pormenor de cor, de pequenos detalhes que possui, do enquadramento e cenário, tudo isto é importante na hora de comunicar o produto.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

Como vender mais com boas fotografias de produto 1

A cultura visual é algo que não nos é indiferente enquanto seres humanos e, o nosso cérebro está formatado para captar e guardar informações audiovisuais. Não é à toa que quando queremos recordar alguma coisa, fechamos os olhos e “vemo-la”.

 

Quando observamos um produto, através de uma fotografia, fazemos instantaneamente uma leitura completa desse mesmo produto e da própria marca que o comunica. Se a qualidade destas fotografias for boa, automaticamente vamos identificar-nos com o conceito que nos querem transmitir e isso vai despertar o nosso interesse de compra.

Um dos objetivos principais de fotografar produtos é cativar a atenção do cliente, através da criação de cenários envolventes que vão fazer com que os clientes se identifiquem com os produtos e efetuem a chamada “compra por emoção”.

É neste sentido, e a pensar na forma como pode prender a atenção dos seus clientes e vender mais, que desenvolvemos alguns tópicos importantes sobre a importância da fotografia de produtos na comunicação de uma marca.

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Comecemos pela base: Onde devo utilizar boas imagens de produtos na comunicação da minha marca?
Se está a pensar que deve utilizar boas imagens de produtos em toda a comunicação da sua marca, está 100% correto!
No entanto, existem alguns locais onde é obrigatório utilizar imagens de qualidade:

01. Fotografia de produtos para Lojas Online

Se possui uma loja online, certamente sabe o quão importante é ter boas imagens de produto. Neste caso, em que o consumidor não consegue estar com o produto presencialmente, mostrar-lhe o produto de forma detalhada e inspiradora pode ser uma oportunidade única para conseguir ganhar o seu interesse.

Se tiver apenas um website institucional, a lógica é a mesma. Não pense que por esse motivo, não necessita de boas imagens, muito pelo contrário! O facto de não possuir um canal de venda, faz com que tenha de impressionar ainda mais o cliente para que este se dirija à loja física para comprar o produto. 

Lembre-se, boas fotografias de produto somam pontos na hora de vender no meio online e offline!

02. Fotografia de produtos nas Redes Sociais

As Redes Sociais, funcionam como canais cada vez mais focados para a comunicação através de imagens e fotografias.

Quando fazemos scroll nas nossas redes sociais, o que nos chama mais à atenção são sempre as imagens. Muitas vezes a legenda passa-nos despercebida, e por esse motivo, devemos transmitir rapidamente através da imagem um conceito criativo e atrativo, de modo a despertar o interesse do cliente e prender a sua atenção.

Pense como seria no seu caso enquanto consumidor, seguir uma marca que estivesse sempre a postar imagens pequenas e com pouca resolução. O seu interesse pelos produtos daquela marca, iria certamente desaparecer.

03. Catálogos de produtos

Comunicar com recurso a um catálogo de produtos, seja ele interativo ou impresso, continua a ser uma excelente ferramenta de auxilio para os profissionais do departamento comercial.

Para muitas empresas, este continua a ser um dos únicos meios que possuem para efetuar uma venda, por isso, devem aproveitar todas as suas potencialidades. Comunicar através de um catálogo de produtos, requer uma estratégia bem definida e estruturada que vai desde a pesquisa de mercado, análise de tendências de acordo com o ramo de negócio, definição de conceitos e stylling, à criação de cenários originais. Tudo isto para encontrar a melhor estratégia para comunicar os produtos da marca.

Deixamos agora algumas dicas, para que possa comunicar imagens de produtos com qualidade no dia-a-dia:

  1. Opte por criar cenários simples. Não utilize demasiados elementos numa só fotografia.
  2. Dependendo do tipo de produtos, opte por fotografias gerais ou de pormenor.
  3. Escolha sempre locais com uma boa iluminação, este é um aspeto que faz toda a diferença no momento de fotografar.
  4. Quando necessitar de enviar fotografias, nunca o faça através das redes sociais, isso vai fazer com que percam qualidade. Opte por enviar por Email, Dropbox, Google drive, Wetransfer, entre outros.
  5. Sempre que possível recorra à ajuda de profissionais da área para obter melhores resultados.

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