Descubra as potencialidades do Networking no mundo dos negócios

#0018

DATA

07.07.2020

CATEGORIA

MARKETING E ESTRATÉGIA

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

Pode parecer estranho quando estamos a falar de negócios pensarmos que o segredo do sucesso está diretamente relacionado com as pessoas que conhecemos e convivemos, mas esta é uma realidade muito forte. O Networking assume-se, cada vez mais, como uma ferramenta extremamente decisiva no tempo e economia modernos.
O facto de nos permitir interagir com uma variedade de pessoas, sejam fornecedores, investidores, colaboradores, clientes e concorrentes são verdadeiras oportunidades de descobrirmos novidades no mercado, além de resultar em possíveis parcerias futuras.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

A importância do Networking 1

Esta prática consiste na criação de relacionamentos pessoais e profissionais com interesses comuns. Para solidificarmos estes relacionamentos é importante estarmos atentos à reputação e ao grau de confiabilidade que as pessoas têm em relação a nós.

 

Enquanto gestor de uma empresa o networking irá proporcionar-lhe a interação com pessoas inspiradoras, e potenciar uma partilha de informações, de ideias e conhecimentos que lhe permitirão aumentar o seu potencial criativo e a geração de negócios.  Fazer bom Networking deve fazer parte do seu trabalho diário, e deste modo criar uma rede ativa que lhe possibilite, a qualquer momento, obter aconselhamento e apoio para tomar decisões.

 

Ao assumir uma posição continuada na rede estará efetivamente a sair da sua zona de conforto e a construir um conjunto de habilidades sociais e de autoconfiança que pode levar consigo para qualquer lugar. Quanto mais se relacionar na rede, mais crescerá e aprenderá a construir relações duradouras que mais tarde lhe poderão fornecer insights valiosos.

 

O Networking deve ser encarado como uma ferramenta estratégica que aumenta as oportunidades de êxito no mundo profissional. Procurar parceiros que tenham a mesma visão permite-lhe obter uma prospeção mais clara do mercado e assim tomar decisões acertadas acerca do que vai oferecer ao mercado.

A importância do Networking 2

PARTILHAR NOTÍCIA

Mas afinal, o que é necessário para construir um bom networking? Apresentamos alguns aspetos que deve ter em conta quando quer construir ou unir-se a uma rede de contactos.

Contactar

O objetivo do networking é o de criar vínculos mútuos de solidariedade entre as pessoas, procurando zelar pela relação, mantendo sempre o contacto. Numa fase inicial, procure pessoas com quem já teve contacto em algum momento no decorrer da sua vida, como por exemplo: amigos da faculdade, empresas, colegas de outras empresas nas quais já trabalhou, amigos e até mesmo familiares.

 

Interesse e proximidade

O Networking não consiste em criar relacionamentos baseados em interesses próprios, mas sim em construir relacionamentos pessoais e profissionais com interesses comuns. Mantenha um contacto próximo, e faça com que saibam que você está presente para o que precisarem.

 

Preparação

O Networking é baseado na troca. Quanto mais interessante for o seu discurso para as outras pessoas, mais contactos irá certamente conseguir. Por isso, aposte na sua formação para obter e diversificar os seus conhecimentos.

 

Redes Sociais

Aproveite as vantagens das redes sociais para ampliar a sua rede de contactos, mas não adicione qualquer pessoa. Opte por escolher contactos que podem ser vínculos verdadeiramente importantes no futuro, e que possivelmente já pode conhecer.

Passos para se tornar um bom Networker

1. Definir metas e objetivos

 

Defina qual é o seu perfil, e qual será o seu propósito na rede, o que pretende alcançar, qual o seu público e como vai impressionar os seus contactos. Use estas estratégias para se manter presente em grupos, empresas e sites.

2. Marketing Pessoal

 

Que imagem quer passar para o seu público? O marketing pessoal permite-lhe definir o seu discurso, imagem, e a forma como se quer apresentar.

3. Destaque as suas qualidades

Valorize a sua experiência profissional, as suas qualidades e pontos fortes, e utilize isso a seu favor nas suas intervenções com as pessoas da rede.

4. Crie uma rotina nas redes sociais

Publique nas redes sociais com frequência, envie mensagens de agradecimento, faça novos contactos.

5. Feedback

Comente e interaja com as publicações dos seus contactos, isto é uma forma de lhes dar maior visibilidade e a si também.

6. Manter o Networking

 

Faça uma gestão contínua da sua rede de contactos para que esta seja cada vez maior e possua contactos de qualidade.

Sendo o Networking um conceito que tem relação direta e indireta com áreas-chave da nossa vida como: apoio, orientação, oportunidades de trabalho e competências, recomendamos que use e abuse desta prática. Desta forma, terá certamente mais oportunidades de alcançar os seus objetivos quer seja na sua carreira, nos seus negócios ou na sua vida pessoal.

PARTILHAR NOTÍCIA