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DATA
07.07.2020
CATEGORIA
MARKETING E ESTRATÉGIA
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
Esta prática consiste na criação de relacionamentos pessoais e profissionais com interesses comuns. Para solidificarmos estes relacionamentos é importante estarmos atentos à reputação e ao grau de confiabilidade que as pessoas têm em relação a nós.
Enquanto gestor de uma empresa o networking irá proporcionar-lhe a interação com pessoas inspiradoras, e potenciar uma partilha de informações, de ideias e conhecimentos que lhe permitirão aumentar o seu potencial criativo e a geração de negócios. Fazer bom Networking deve fazer parte do seu trabalho diário, e deste modo criar uma rede ativa que lhe possibilite, a qualquer momento, obter aconselhamento e apoio para tomar decisões.
Ao assumir uma posição continuada na rede estará efetivamente a sair da sua zona de conforto e a construir um conjunto de habilidades sociais e de autoconfiança que pode levar consigo para qualquer lugar. Quanto mais se relacionar na rede, mais crescerá e aprenderá a construir relações duradouras que mais tarde lhe poderão fornecer insights valiosos.
O Networking deve ser encarado como uma ferramenta estratégica que aumenta as oportunidades de êxito no mundo profissional. Procurar parceiros que tenham a mesma visão permite-lhe obter uma prospeção mais clara do mercado e assim tomar decisões acertadas acerca do que vai oferecer ao mercado.
Contactar
O objetivo do networking é o de criar vínculos mútuos de solidariedade entre as pessoas, procurando zelar pela relação, mantendo sempre o contacto. Numa fase inicial, procure pessoas com quem já teve contacto em algum momento no decorrer da sua vida, como por exemplo: amigos da faculdade, empresas, colegas de outras empresas nas quais já trabalhou, amigos e até mesmo familiares.
Interesse e proximidade
O Networking não consiste em criar relacionamentos baseados em interesses próprios, mas sim em construir relacionamentos pessoais e profissionais com interesses comuns. Mantenha um contacto próximo, e faça com que saibam que você está presente para o que precisarem.
Preparação
O Networking é baseado na troca. Quanto mais interessante for o seu discurso para as outras pessoas, mais contactos irá certamente conseguir. Por isso, aposte na sua formação para obter e diversificar os seus conhecimentos.
Redes Sociais
Aproveite as vantagens das redes sociais para ampliar a sua rede de contactos, mas não adicione qualquer pessoa. Opte por escolher contactos que podem ser vínculos verdadeiramente importantes no futuro, e que possivelmente já pode conhecer.
Passos para se tornar um bom Networker
1. Definir metas e objetivos
Defina qual é o seu perfil, e qual será o seu propósito na rede, o que pretende alcançar, qual o seu público e como vai impressionar os seus contactos. Use estas estratégias para se manter presente em grupos, empresas e sites.
2. Marketing Pessoal
Que imagem quer passar para o seu público? O marketing pessoal permite-lhe definir o seu discurso, imagem, e a forma como se quer apresentar.
3. Destaque as suas qualidades
Valorize a sua experiência profissional, as suas qualidades e pontos fortes, e utilize isso a seu favor nas suas intervenções com as pessoas da rede.
4. Crie uma rotina nas redes sociais
Publique nas redes sociais com frequência, envie mensagens de agradecimento, faça novos contactos.
5. Feedback
Comente e interaja com as publicações dos seus contactos, isto é uma forma de lhes dar maior visibilidade e a si também.
6. Manter o Networking
Faça uma gestão contínua da sua rede de contactos para que esta seja cada vez maior e possua contactos de qualidade.