A importância do design na comunicação de uma Marca

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DATA

12.05.2020

CATEGORIA

CRIATIVIDADE

D jornal WEB EDITION

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Conhece aquele ditado que diz: “não julgue um livro pela capa”? Sabemos que ele exprime muita verdade, mas no nosso ponto de vista, este não se aplica quando estamos a falar de marcas. Vivemos numa era cada vez mais digital e estamos cada vez mais ligados ao visual, e para uma marca, o facto de possuir uma boa identidade visual é um fator fundamental para conseguir causar uma boa primeira impressão. Pode ser amor à primeira vista, e para isso, muitas vezes, basta que toda a estratégia de comunicação e o design de uma marca estejam integrados. O design representa na marca a sua identidade, o seu conceito e valores retratados por elementos visuais. Muitos empresários ainda não valorizam o design na comunicação das suas marcas, acabando por optar por soluções improvisadas, podendo transmitir alguma falta de profissionalismo e pouca credibilidade afetando assim negativamente a perceção do seu potencial cliente.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

A importância do design na comunicação de uma Marca 1

É importante ter ajuda de profissionais da área.

Vivemos num tempo em que tantos negócios oferecem produtos tão parecidos, e onde centenas de novas marcas aparecem todos os dias. Torna-se essencial que as marcas encontrem fatores que as distingam das demais, que chamem a atenção dos clientes e que lhes permitam dar maior destaque aos seus produtos e serviços. O bom design é, sem dúvida, uma forma de ajudar as marcas nesta árdua tarefa de se diferenciarem no mercado.

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Alguns dos principais pontos em que o design pode ajudar a sua marca a comunicar bem.

01. Logótipo

Um dos elementos fundamentais, se não o fundamental, que as marcas devem possuir aquando da sua criação é um bom logótipo. Ele será o “rosto” da marca e irá representar a sua personalidade, principalmente quando mais nada ou ninguém está presente.

O design funciona como uma ligação entre a personalidade de uma marca e aquilo que será a sua imagem visual, assim sendo, quando se inicia a criação de um logótipo devemos sempre ter como base um bom conceito. Este conceito deve representar os valores da marca, e ir ao encontro quer dos seus objetivos como dos objetivos do seu público-alvo. Para exemplificar melhor, podemos fazer a analogia entre uma marca e uma pessoa, e a partir daqui, tentar perceber como ela se irá “vestir”, como será a sua personalidade e comunicação com outras pessoas.

O logótipo será a base de todo o planeamento da sua comunicação.

02. Materiais Institucionais

Depois da criação do logótipo, é hora de uniformizar os materiais institucionais da sua marca. Estes são os materiais internos, que serão utilizados diariamente, quer pelos seus funcionários, ou para serem entregues aos clientes, potenciais clientes e fornecedores. O facto destes materiais terem um bom aspeto, fará com que esta parte da comunicação offline da sua marca pareça, e esteja efetivamente, bem planeada, estruturada e profissional.

O cartão de visita é normalmente o primeiro material a ser desenhado, pois é ele que, na maior parte das vezes, representa e apresenta a sua marca a potenciais contactos, parceiros de negócio e fornecedores.

Os restantes materiais dependem das necessidades e especificidades que cada marca apresenta, mas podem variar entre envelopes, folha de carta, faturas, blocos, capas, brochuras, e muitos outros. Também o local onde a sua marca está sediada, deve possuir a mesma comunicação cuidada, sobretudo, no que toca à sinalética e decoração interior e exterior.

O mais importante é que todos estes materiais respirem a mesma linguagem e personalidade, para que a comunicação da sua marca seja coerente no seu todo.

03. Website

Já pensou que quando queremos esclarecer alguma dúvida ou obter informações sobre algo, a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet?

Atualmente, quem não está presente nos meios digitais é como se não existisse. Então, é muito importante possuir um website institucional, mesmo que a sua marca não venda produtos ou serviços online. Ele vai funcionar como o seu cartão de visita virtual, dando-lhe a possibilidade de apresentar a sua marca a um público maior.

É fundamental que a imagem do seu website condiga com toda a restante comunicação da marca, e por isso, também nele está presente o design.

Se toda a sua comunicação da sua marca estiver integrada e baseada num design profissional, será muito mais fácil e provável que o seu público a reconheça quer seja no mundo online ou no offline.

04. Redes Sociais

A presença das marcas nas redes sociais é um meio fundamental para conseguirem uma maior visibilidade e reconhecimento.

De acordo com a sua área de negócio terá de definir quais são as redes sociais que melhor se identificam com os seus objetivos e público-alvo. Tal como no website, também nas redes deve manter uma comunicação contínua e de acordo com imagem da sua marca. É fundamental partilhar assuntos relacionados com a marca, e sempre que necessário recorrer a profissionais de design para criação destes mesmos conteúdos visuais, mantendo assim uma linguagem visual coerente com a restante comunicação. A criação de templates para as publicações facilita não só a criação de conteúdo, como permite prender a atenção do público-alvo.

Não tenha medo de mudar, às vezes um Rebranding é tudo o que a sua marca precisa. Uma marca deve manter-se sempre atualizada conforme as mudanças que vão acontecendo à sua volta.

Nunca subestime a importância de um bom design para a sua marca. Todos os meios em que o cliente está em contacto com a marca são importantes, e é muito importante que todos eles estejam alinhados e representem a mesma comunicação, no fundo que representem quem é cada marca. Use o design a seu favor, seja coerente e crie uma melhor experiência para os seus clientes.

 

Vai ver que será amor à primeira vista!

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