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DATA
23.07.2020
CATEGORIA
marketing e estratégia
D jornal WEB EDITION
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CRIAÇÃO
EQUIPA DETA
Saber como definir os objetivos e as metas que a sua empresa precisa para alcançar o sucesso é um processo muito trabalhoso. Muitas vezes, as empresas cometem o erro de definirem o seu plano de marketing sem definirem os objetivos e as metas, e isto é a mesma coisa que tentar planear férias sem saber o destino, ou seja, é impossível. No entanto, embora os objetivos sejam uma peça essencial do plano de marketing, não são necessariamente a primeira coisa que uma empresa necessita definir. Para que os objetivos da sua marca sejam realistas, é necessário ter conhecimento de outros elementos base da estrutura organizacional da empresa, como a missão, o propósito ou a situação atual da mesma em relação à concorrência.
Saber quais as potencialidades e fraquezas da empresa, permite ao gestor orientar adequadamente toda a equipa, motivando-a para que todos superarem as suas próprias limitações.
– Proporcionar um sentido de rumo através da definição das metas
– Rentabilização do recursos. Analisar se existem recursos humanos e bens materiais suficientes para conseguir alcançar o que se pretende
– Orientar as ações e planos da organização. Depois da definição dos objetivos a empresa deve definir como vai orientar os seus planos e ações, para que as metas e objetivos sejam cumpridos
– Controlar e avaliar o desempenho da organização, ou seja, verificar se os objetivos foram cumpridos dentro dos prazos estabelecidos
Previamente à definição dos objetivos, deverá ter em consideração que estes só serão vantajosos e motivadores se estabelecer metas. Estas não são mais do que tarefas específicas que estipulam os passos e os prazos para a realização dos objetivos. Por exemplo, se o objetivo é aumentar o lucro, a meta é a fixação do valor que se pretende alcançar.
Para facilitar a análise e definição dos objetivos, deve utilizar o método SMART (specific,measurable, achievable, relevant, time-limited). Segundo este método, os objetivos devem ser:
– Específicos: evitar ser generalistas e subjetivos. Em vez de definir por exemplo “quero que a minha marca mais conhecida” deve definir “quantos novos clientes quero angariar por mês”
– Mensuráveis: devem ser passiveis de medição, através da utilização de métricas e indicadores-chave
– Atingíveis: devem ser desafiadores, mas sobretudo atingíveis em termos de prazo e viabilidade
– Realistas: devem ir ao encontro da realidade de cada negócio e de cada equipa
– Temporizáveis: devem ser definidos em termos de duração. Objetivos sem prazos tornam-se desmotivadores
CONHEÇA ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS COMUNS A GRANDE PARTE DAS EMPRESAS:
1. Aumentar as vendas
É o objetivo mais utilizado pelas empresas e que possui fins lucrativos.
2. Fidelizar clientes
Conquistar a lealdade dos clientes e fazer com que estes realizem compras de forma contínua.
3. Aumentar a notoriedade
Serem conhecidas e atingir mais facilmente a preferência dos consumidores.
4. Aumentar a quota de mercado
Conhecer a sua concorrência e superá-la.
5. Criar uma reputação positiva
Através da produção de conteúdos relevantes, envio de newsletter, monitorização das redes sociais e interação com os seguidores, são alguns exemplos.
6. Fortalecimento da marca
Fortalecer o branding da marca, isto é o conjunto de técnicas que consolidam a marca no mercado e ajudam a melhorar a sua perceção perante o cliente.
5. Conquistar os colaboradores
Incentivar os colaboradores através de eventos na empresa, aplicar uma política de prémios e reconhecimento. Criar uma estratégia/conceito de employer branding forte.