A importância da consultoria no processo de produção gráfica dos materiais de comunicação das marcas

#0013

DATA

04.06.2020

CATEGORIA

PRODUÇÃO GRÁFICA

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

D jornal WEB EDITION

Temos no nosso ADN o gosto pela produção gráfica, e talvez por isso, não abdicamos de, em cada novo projeto, ter sempre presente a ligação entre a criação e a materialização das ideias e projetos, e sermos também consultores dos nossos clientes no que diz respeito à produção dos materiais. Qual o material aconselhado? Qual o processo ou processos de impressão a utilizar? Que acabamentos incluir? Enquanto consultores de produção estas são as principais questões com as quais nos preocupamos no início de cada projeto gráfico, para evitar oferecer um trabalho criativo impossível de concretizar, ou com um preço ou prazo de entrega desajustados.

Cada novo projeto de comunicação de uma marca, é para nós um desafio, que começa nas ideias e definição de uma estratégia, e que muitas vezes termina na produção gráfica desse projeto.
Por produção gráfica entende-se todo o processo envolvido na materialização de um projeto gráfico, que pode ser mais simples (um cartão de visita) ou mais complexo (embalagens com diferentes materiais e técnicas).

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

A importância da consultoria no processo de produção gráfica 1

Apesar de vivermos num mundo cada vez mais virtual e digital, a materialização das ideias e dos projetos ainda continua a ter o seu papel e importância, e a fazer muitas vezes a diferença na comunicação das marcas.

A produção gráfica não é apenas a impressão dos materiais como muitas vezes, e de forma simplista, pensamos. Ela consiste numa série de operações responsáveis pela materialização de todo o projeto, e que exige um conjunto de conhecimentos técnicos e especializados. Enquanto profissionais de comunicação envolvidos também no processo de produção, avaliamos os custos, os processos, os materiais e acabamentos, a competência, o cumprimento dos prazos e a subcontratação de serviços, como forma de garantirmos o melhor resultado na materialização dos projetos dos nossos clientes, independentemente de sermos nós a executar o trabalho gráfico ou não. Na verdade, a produção gráfica passa por um conjunto de etapas que são muitas vezes transversais a toda a equipa, desde a elaboração do projeto pelo profissional criativo, passando pela impressão e pela aplicação dos acabamentos escolhidos pelos técnicos de produção. Apesar de ser apenas na fase da produção propriamente dita que o projeto pode ser materializado, é logo no início que as preocupações começam e tudo tem de ser questionado.

PARTILHAR NOTÍCIA

É indispensável que todos os envolvidos no projeto conheçam muito bem os processos da produção:

- Escolha do processo de impressão
- pré-impressão
- impressão
- acabamento

E para que todas estas etapas decorram perfeitamente, é importante ter conhecimentos técnicos relativos aos diversos sistemas e tipos de impressão existentes, sobretudo para saber aconselhar e recomendar o mais adequado a cada tipo de projeto (digital, offset, flexografia, termografia, serigrafia e outros). 

 

Contudo, independentemente do sistema de impressão escolhido, a produção segue as etapas descritas acima, e estas têm as suas particularidades, e por isso, este conhecimento é indispensável para que o trabalho tenha as condições ideais para se concretizar dentro do prazo de entrega, pelo preço acordado e outros aspetos pertinentes ao processo como um todo.

 

Só desta forma conseguimos produzir com a agilidade e qualidade que se pretendem, gerando o mais importante que é a satisfação dos nossos clientes.

 

Conheça agora cada uma destas etapas em pormenor:

Escolha do processo de impressão

Quando a arte final está pronta, e de acordo com os objetivos definidos em conjunto com o cliente, precisamos definir e escolher o processo de impressão mais adequado, ou seja, qual o processo que vamos utilizar para materializar determinado projeto. Na grande maioria das vezes a escolha está entre o processo de impressão digital e offset, dependendo sobretudo das quantidades pretendidas.

Pré-impressão

Esta etapa faz a ponte entre a criação e a produção propriamente dita. Através de software específico, o objetivo é analisar os ficheiros de trabalho, no sentido de identificar possíveis anomalias, sobretudo, ao nível da resolução de imagens, cores e margens de segurança.

Nesta fase, é a altura de corrigir possíveis erros ou sugerir ações técnicas de melhoria dos ficheiros, para evitar problemas ou falhas na produção. É um trabalho minucioso e que exige muita atenção e cuidado por parte de técnicos especializados, e que conseguem normalmente ver o que outros não vêm. Nesta etapa e sempre que possível, produzimos uma prova completa do projeto para validação pelo cliente. Desta forma conseguimos garantir a sua participação e envolvimento no processo, para além disso, conseguimos ter uma visualização fiel do trabalho e perceber se algo não está de acordo com o esperado.

Impressão

Esta é a hora tão esperada: a produção propriamente dita. Dependendo do processo ou processos de impressão escolhidos, agora são as respetivas máquinas a entrarem em ação. Posteriormente, o material é encaminhado para a última fase, o acabamento.

Acabamento

É a última etapa do processo de produção gráfica, onde o projeto é finalizado e toma a sua forma definitiva. Sendo esta a fase final do processo, para que ela tenha sucesso, é fundamental garantir o comprometimento de todos os envolvidos no projeto, pois, correndo mal alguma das fases anteriores, é nesta última que se vai visualizar, podendo ficar tudo em causa. São também os acabamentos escolhidos e aplicados que fazem efetivamente a diferença e tornam o trabalho mais rico e especial. Estamos a falar sobretudo, de acabamentos como a aplicação de verniz localizado, um foil dourado, um corte especial e diferenciado, entre outros.

Conclusão

Acreditamos na importância da consultoria no processo de produção para o sucesso da materialização dos projetos gráficos.

Ter profissionais com diferentes competências, nas diferentes etapas do processo de produção, permite-nos garantir maior segurança e eficácia na execução e alcance dos objetivos e, sobretudo, uma procura constante por diferenciais que possam destacar o produto oferecido.

É fundamental mantermos uma preocupação e atenção continuas e transversais ao processo, desde a criação à materialização, para assim garantir maior valor agregado ao produto final e maior satisfação do cliente.

PARTILHAR NOTÍCIA