10 dicas para fazer crescer o seu negócio

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DATA

24.04.2020

CATEGORIA

MARKETING E ESTRATÉGIA

D jornal WEB EDITION

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Se possui ou gere um negócio, certamente concordamos que esta não é de todo uma tarefa fácil. Atingir objetivos, gerir clientes e a própria equipa de trabalho exige muito esforço e dedicação da parte de cada gestor. Em paralelo a isto, acresce ainda o empenho em manter o bom funcionamento do negócio.

CRIAÇÃO

EQUIPA DETA

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Mas afinal quem não quer ver o seu negócio crescer?

Para que o seu negócio atinga um volume de vendas maior, é necessário possuir uma estratégia de base integrada, para que todos os que fazem parte do projeto, remem na mesma direção, a do sucesso da marca! É também fundamental conhecer muito bem o seu público-alvo, isto é, a sua Persona, e assim direcionar todos os seus esforços, todas as suas estratégias no sentido daquilo que esta Persona gosta e procura.

 

É neste sentido que lhe apresentamos as 10 dicas para fazer crescer o seu negócio de forma sustentável:

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1. Faça um planeamento estratégico:


Saber onde se encontra e para onde quer ir, é o primeiro passo para ter sucesso no seu negócio, e a elaboração de um plano vai ajudá-lo neste processo.

É nele que vai definir estratégias e objetivos, traçar metas a implementar e, sobretudo, é através dele que vai controlar os resultados e o cumprimento daquilo que definiu.

Por outras palavras, este é o “guião” do seu negócio.

2. Trate o consumidor com proximidade

 

Os clientes devem ser sempre o foco de qualquer empresa, são eles que garantem lucro e vendas. Sem eles, o seu negócio morre!

Neste sentido, o consumidor deve ser tratado como pessoa. Prestar-lhe um serviço personalizado e tratá-lo pelo seu nome pode fazer com que este sinta que o conhece, estabelecendo assim uma ligação com ele.

Ah e não se esqueça de criar estratégias de marketing de relacionamento. Mime o seu cliente, ofereça-lhe alguns descontos, agradeça-lhe pela compra que efetuou, faça-o sentir-se especial.

3. Implemente um atendimento de qualidade

 

Precisa de fazer com que o seu cliente sinta que a sua marca é o que ele precisa.

Mais do que querer apenas vender, deve aconselhar o cliente na escolha do melhor produto e acompanhá-lo no pós-compra. Estes são alguns dos fatores decisivos e que podem fazer com que o cliente escolha a sua marca ao invés de uma concorrente.

 

4. Estabeleça metas e objetivos Definir objetivos exequíveis é meio caminho andado para uma estratégia que resulta em sucesso. Regularmente estes objetivos devem ser controlados e avaliados, de modo a certificar-se de que estão a ser cumpridos e que obtém os resultados esperados.

5. Crie um sistema de CRM (Customer Relationship Management)

 

Esta é uma ferramenta essencial para a gestão de relacionamento com os seus clientes, e que lhe permite agrupar numa plataforma todos os dados relativos a cada um.
Só assim conseguirá perceber o seu comportamento, em que fase do funil de vendas se encontram, e quais as melhores estratégias a implementar para cada um deles.

6. Aposte no networking

 

Uma das melhores formas de conseguir ampliar a sua carteira de clientes é ampliando a sua rede de contactos. O networking é uma excelente forma de outras pessoas o conhecerem a si e ao seu negócio, através de uma simples conversa.
Seja comunicativo e utilize esta ferramenta para vender mais e conhecer novos clientes.

7. Implemente estratégias de cross selling

 

Angariar um novo cliente é mais caro do que alimentar a sua relação com um cliente atual. Por isso, a forma como o incentiva e lhe oferece condições personalizadas, pode fazer com que ele se torne num consumidor mais assíduo. Por exemplo: imagine que comercializa produtos de puericultura, e que vende um berço a um cliente, a sua estratégia pode passar por lhe apresentar produtos complementares ao berço ou descontos na compra de mais produtos. Desta forma, poderá conseguir com pouco esforço vender mais.

8. Seja criativo


Regra Geral: uma abordagem criativa “always wins”.
Seja disruptivo e ofereça ao seu público-alvo conteúdos criativos e que prendam a sua atenção. Ao oferecer-lhe algo diferente daquilo que está habituado, está a destacar-se da concorrência e o seu cliente vai perceber isso.

9. Invista na formação e nunca pare de aprender


Uma das melhores formas de manter um negócio ativo e uma equipa motivada é a formação. Por um lado, a sua equipa vai perceber que lhe está a atribuir mais valor e a contribuir para a sua aprendizagem continua, e por outro lado este novo know-how vai ser também reconhecido pelo seu cliente.
A inovação, está na aprendizagem, e como o mercado está em constante movimento, esta pode ser uma forma de garantir que o seu negócio o acompanha.

10. Implemente estratégias de Marketing Digital e marque a sua presença no mundo online

 

O Marketing Digital é um mundo cheio de potencialidades e as marcas devem aproveitá-lo a fim de aumentar as suas vendas!
Hoje em dia são inúmeras as ferramentas de comunicação online existentes, desde websites, lojas online, e-mail marketing, redes sociais. São estas mesmas ferramentas que lhe vão permitir atingir de uma forma mais rápida e eficaz o seu público-alvo.

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